
FUSING Culture Experience
Glassberg por FAHR 021.3
A ideia surge ao mesmo tempo que o convite para participar de um festival de música, arte, desporto e gastronomia – Fusing Culture Experience na Figueira da Foz, Portugal. Uma vez que o tema é essa fusão de diferentes áreas, a ideia era expor os ativos locais na forma de instalação e, olhando para as principais indústrias da cidade, encontramos o elemento de unidade, a garrafa de vidro, situada na Figueira da Foz, uma das fábrica mais destacada no cenário nacional e internacional.
O desenvolvimento da peça parte de uma transformação do conceito tradicional de pórtico, como um momento de travessia que marca o limbo entre interior e exterior. A instalação é baseada no “romance” de duas torres que dialogam a uma curta distância e cujas proporções afundam o visitante por 10 metros antes de se encontrar no local do festival.
Como dois icebergs à deriva que se destacavam em um único quarteirão, revela a grandeza da peça que serve como um marco e um objeto atraente na cidade e pouco antes do clímax do festival. Sua materialidade é extremamente importante nessa relação com o espaço urbano circundante.
Os reflexos são multiplicados em telas grandes, onde o pixel é a garrafa e o reflexo é um ambiente distorcido. Milhares de pequenos movimentos são gerados pelo reflexo de cada pessoa e se dissolvem no céu através das formas da torre de cada garrafa e de vários padrões orgânicos que se cruzam entre si à medida que os níveis aumentam.
A repetição do formulário com a marcação demarcada pelo cartão horizontal do favo de mel também enfatiza as colunatas e frisos que marcaram os grandes monumentos clássicos com alpendre de extrema importância.
O GLASSBERG também é uma experiência sensorial para o espectador, gerada por uma antítese entre a massa de cada parede representada por seu volume e peso, contrastada pela sutileza e aparente fragilidade da garrafa de vidro.
Por sua presença no espaço público, para uma reflexão mais detalhada desse pórtico, há uma ruptura com o acesso convencional aos espaços comuns do festival, trazendo a criatividade e o tema do festival para a entrada.
FAHR 021.3 (2017, Março dia 13). Glassberg, Espaço de Arquitetura
Disponível em : https://espacodearquitetura.com/projetos/glassberg/